O Primeiro Relatório Europeu sobre o Japão, 1547

12 Páginas

Tudo o que o Ocidente sabia sobre o Japão em dezembro de 1547 cabia na secretária de um capitão-de-mar português.

Jorge Álvares, não o explorador anterior e mais famoso que chegara à China em 1513, mas um homem diferente com o mesmo nome, mestre de navio e mercador a operar a partir de Malaca, tinha regressado recentemente de uma viagem comercial ao extremo sul de Quiuxu. Ancorou o seu navio no porto de Iamagaua, à entrada da baía de Kagoshima, no domínio do clã Shimazu, e ficou tempo suficiente para observar, fazer perguntas e formar opiniões. Também concedera refúgio, durante a sua estadia, a um samurai japonês chamado Anjiro que fugia de uma acusação de homicídio, um pormenor que se revelaria bastante mais consequente do que as 12 páginas de observações que estava prestes a redigir.

O seu amigo Francisco Xavier pedira-lhe que redigisse o relatório. Xavier, cofundador da Companhia de Jesus, missionário incansável, um homem que evangelizara a Índia e o Sudeste Asiático, queria saber como era o Japão. Álvares, que de facto lá estivera, era a melhor fonte disponível. Xavier estava prestes a partir de Malaca rumo à Índia e precisava da informação antes de zarpar.

Álvares sentou-se e escreveu. O resultado, completado em dezembro de 1547, 12 páginas de observação atenta, tornou-se o primeiro relato europeu detalhado e de primeira mão sobre o Japão. Xavier ficou tão impressionado que enviou cópias a Inácio de Loyola em Roma e a Garcia de Sá, Governador português da Índia. O relatório circulou simultaneamente pela rede jesuíta e pela administração colonial, moldando as expectativas de missionários e mercadores. Em dois anos, Xavier estaria em Kagoshima, lançando a missão que o relatório de Álvares ajudara a inspirar.

O documento sobrevive em 10 cópias manuscritas dispersas por arquivos em Portugal, Roma, Espanha e no Vaticano. Tem 12 páginas. Mudou o curso de duas civilizações.

✦   ✦   ✦

Quem Foi Jorge Álvares?

O Homem e os Seus Limites

Álvares não era um erudito. Não era um diplomata. Era um capitão-de-mar mercante, um homem cujo negócio era o transporte de mercadorias pelas águas perigosas entre Malaca, a China e as ilhas recém-descobertas a nordeste. Compreendia o comércio, a navegação, o tempo e as realidades práticas de operar em portos onde não se falava a língua e não se podia ter a certeza da própria segurança.

Também era, diga-se em seu abono, honesto sobre o que não sabia. Admitiu francamente no relatório que nunca se aventurara mais de três léguas, cerca de nove milhas, para o interior a partir do seu ancoradouro em Iamagaua. Tudo o que sabia sobre o Japão para além dessa faixa costeira sabia-o de conversas com japoneses locais, mediadas por qualquer combinação de gestos, pidgin e o ocasional intermediário letrado disponível a um comerciante português em 1546. A sua imagem do país foi desenhada a partir de uma vigia: vívida, imediata e confinada à vista desde o porto.

Esta limitação é também a força do relatório. Álvares não tentou construir uma grande teoria sobre a civilização japonesa. Descreveu o que viu: a paisagem, a agricultura, as casas, o vestuário, a comida, as armas, a religião, as leis e as pessoas, com o olhar observador e pragmático de um homem que precisava de compreender o seu ambiente o suficiente para sobreviver nele e obter lucro. O resultado não é um tratado filosófico. É um relatório de campo, e é extraordinariamente preciso.

✦   ✦   ✦
Porto de Yamagawa, Satsuma, no Sangoku meisho zue: navios fundeados numa baía abrigada, povoação nas encostas à esquerda, penedo de Take-no-yama à entrada
O porto de Yamagawa, de Sangoku meisho zue (Lugares célebres ilustrados de Satsuma, Ōsumi e Hyūga), compilado por Godai Hidetaka e Hashiguchi Kenpei no final do período Edo, publicado em 1905 — Biblioteca Nacional da Dieta do Japão. Domínio público.

O Que Álvares Registou sobre a Geografia do Japão

A Terra em Si

Álvares começou pela geografia, como faria um homem do mar. Enumerou 14 portos japoneses, Hakata, Akune, Quiodômari, Akime, Bônotsu, Iamagaua, Kagoshima, Neshime, Minato, Tonoura e outros, fornecendo à Europa o seu primeiro índice de navegação prático da costa japonesa. Notou que o país era alto e montanhoso, cultivado ao longo da costa mas serrano no interior, com belos bosques de pinheiro, cedro, carvalho, castanheiro, nogueira e loureiro. As flores tinham um aroma doce. As peras eram boas. Não havia limões.

As suas observações agrícolas eram detalhadas e sazonais: em novembro, os japoneses plantavam trigo, cevada, nabos e verduras. Em março, painço, feijões, pepinos e melões. Em julho, arroz, inhame, cebolas e alho. Tudo era fertilizado com estrume de cavalo, e a terra descansava um ano após cada ciclo. Os cavalos eram pequenos mas fortes. O gado era pouco. As galinhas eram escassas e, anotou com a precisão melancólica de quem as comera, rijas.

Registou um tufão devastador que se abatera durante a sua estadia, afundando 72 juncos chineses e um navio português, um pormenor que revela, quase de passagem, a escala da atividade comercial marítima chinesa nas águas em torno de Quiuxu nessa época, e o ambiente volátil em que tudo isso se desenrolava.

As casas eram baixas, construídas em madeira, com telhados de ripas de madeira presas com pedras contra o vento. As ripas não eram pregadas, técnica que desconcertava um europeu habituado à carpintaria de estrutura de madeira, mas simplesmente assentes e seguras pelo peso. Os pisos eram cobertos com esteiras de palha limpas (tatami, embora Álvares não conhecesse a palavra). Cada casa tinha o seu próprio poço. Cada casa tinha um galo e uma galinha, e não era costume ter mais. Cada casa tinha um tear e um moinho de pedra para moer trigo. Os jardins eram cercados com muros de pedra, plantados com árvores de fruto e hortaliças, e vedados com bambu. Os interiores não tinham fechaduras nem ferrolhos, um pormenor que espantou Álvares e que ele atribuiu à severidade extrema com que o roubo era punido.

✦   ✦   ✦

Como Álvares Descreveu os Japoneses

Um Povo Orgulhoso e Curioso

O retrato que Álvares fez dos próprios japoneses é a secção mais vívida do relatório, e aquela que mais importou para Xavier.

O povo era, escreveu, de estatura mediana, forte, trabalhador e de pele clara. Os homens de posição usavam o cabelo comprido, apanhado, e rapado no topo do crânio, a tonsura sakayaki que Álvares descreveu sem conhecer o seu nome. O vestuário consistia em quimonos curtos de mangas largas, usados sob uma peça de linho branca, preta, castanha ou azul, com desenhos pintados nos ombros. As calças eram largas e compridas, abertas nas laterais e presas com cordões. Usavam sandálias de palha que deixavam os dedos dos pés expostos.

Eram, observou Álvares, muito orgulhosos e muito guerreiros. Todo o homem carregava uma espada a partir dos oito anos de idade. Possuíam lanças, alabardas e grandes arcos, que Álvares comparou aos longbow ingleses, bem como armaduras de malha e placas de ferro, finamente fabricadas e pintadas. Eram excelentes cavaleiros, embora os seus cavalos fossem pequenos e as suas selas se assemelhassem às portuguesas. Os senhores criavam bons cavalos e combatiam a cavalo.

Mas a qualidade que Álvares mais enfatizou acima de todas as outras, a qualidade que faria o coração de Xavier disparar quando lesse o relatório, foi a curiosidade. Os japoneses eram, escreveu Álvares, intensamente ávidos de aprender sobre terras e costumes estrangeiros. Convidavam-no a entrar nas suas casas para comer e dormir. Questionavam-no sobre tudo. Não eram pessoas ciumentas. Sentavam-se em casa de pernas cruzadas. Quando visitavam navios portugueses, queriam que lhes dessem comida e bebida e lhes mostrassem tudo a bordo.

Desprezavam o roubo. Um ladrão, se descoberto, podia ser morto por qualquer pessoa, e matar um ladrão era considerado uma questão de honra. Se se espalhava a notícia de que um ladrão se escondia no campo, os homens locais organizavam grupos de caça, rastreando o criminoso por campos e matagais e matando-o como fariam a um animal selvagem. A suposta má conduta de uma esposa podia ser punida com a morte, e o marido podia executar a sentença pessoalmente.

Não havia prisões públicas. A justiça era administrada dentro do lar. O chefe de família detinha poder absoluto de vida e morte sobre os seus dependentes, a sua mulher, os seus filhos, os seus criados. Alessandro Valignano, olhando para o mesmo arranjo uma geração depois, disse-o sem rodeios: cada homem «pode abatê-los ou matá-los como lhe aprouver, sem ter de prestar contas a ninguém», e os japoneses, concluiu, tinham «a forma de governo mais singular do mundo».

✦   ✦   ✦
Ilustração de Hokusai: kagura num santuário, bailarina de coroa alta e vestes brancas ergue uma mão, músicos e uma figura mascarada atrás, povo em baixo
Katsushika Hokusai, uma dança kagura num santuário, de Ehon Onna imagawa (Preceitos para Mulheres), c. anos 1820 — The Met, Nova Iorque. CC0.

O Que o Relatório Dizia da Religião Japonesa

Os Deuses e os Bonzos

Para Xavier, a secção mais consequente do relatório era o relato sobre a religião japonesa, a primeira vez que um europeu tentara descrever aquilo em que os japoneses efetivamente acreditavam.

Álvares identificou dois tipos de estabelecimento religioso. O primeiro, que reconheceu como uma fé importada, embora não a nomeasse como Budismo, apresentava grandes templos com ídolos dourados, sacerdotes residentes a quem chamava «bonzos» que liam das escrituras chinesas, observavam as horas canónicas, praticavam o celibato (notou a exceção das relações entre pessoas do mesmo sexo entre os monges e os seus acólitos, registando o facto sem choque visível) e viviam em comunidades que comparou às ordens religiosas europeias. Os seus templos tinham grandes cercas com cedros e jardins de rosas, tudo ordenado e limpo. Os bonzos eram altamente respeitados por todos, do camponês mais humilde aos próprios senhores.

A segunda, que Álvares também não soube nomear, apresentava pequenos tabernáculos rurais que albergavam ídolos mantidos fechados e revelados apenas durante os festivais. Os praticantes eram ascetas errantes que portavam armas, usavam gorros quadrados distintivos e tocavam trompas de búzio: yamabushi, cuja tradição, o Shugendō, atravessava o Budismo e o culto dos kami em vez de se situar entre eles. Mulheres ajudavam-nos nas suas orações; se eram esposas, Álvares disse não saber dizer. Não liam chinês. Praticavam o que Álvares interpretou como magia.

Descreveu então algo que nenhum europeu jamais testemunhara: uma cerimónia sacrificial xintoísta, completa com uma dança kagura executada por uma velha mulher com um toucado vermelho que agitava chocalhos e cantava enquanto os outros participantes tocavam tambores e sinos. É a mais antiga descrição ocidental do kagura no registo histórico, um relatório de 12 páginas de um mercador que captou, quase por acaso, uma tradição ritual que antecedia a chegada dos portugueses em 1000 anos.

O mais intrigante para Xavier era que Álvares notara que os japoneses usavam contas de oração, comtas, chamou-lhes ele, rosários, nas suas devoções diárias, erguendo-se todas as manhãs para rezar diante dos seus ídolos domésticos. O paralelo com a prática católica era inconfundível, e para uma audiência jesuíta sugeria um povo cujos hábitos devocionais existentes poderiam ser redirecionados para a verdadeira fé com relativa facilidade.

✦   ✦   ✦

O Que Álvares Não Reparou

O Que Álvares Não Viu

As omissões do relatório são tão reveladoras como as suas observações.

Álvares não distinguiu entre o Imperador, o Xogum e os daimios regionais. Descreveu a estrutura política do Japão como uma hierarquia de «reis», um rei principal com 14 grandes senhores sob a sua autoridade, que comparou a duques europeus, cada um governando absolutamente dentro do seu domínio. Era uma simplificação razoável para um homem que passara alguns meses num único porto da costa sul, mas achatou a extraordinária complexidade da política da era Sengoku, o Imperador sem poder em Quioto, o enfraquecido xogunato Ashikaga, as dezenas de daimios em guerra que não respondiam a nenhuma autoridade central, num modelo que um leitor português podia compreender por analogia com o feudalismo europeu.

Não mencionou a guerra civil. Esta é talvez a ausência mais notável do relatório: o Japão em 1546 estava nos estágios finais e brutais do período Sengoku, um século de conflito militar contínuo que fragmentara o arquipélago em domínios rivais. Álvares, ancorado num porto no território do clã Shimazu, pode ter vivido uma paz local que ocultava o caos mais amplo. Ou pode ter compreendido a situação de forma imperfeita, vendo os homens armados e a cultura marcial sem apreender a escala da fragmentação.

Mas estas são as ausências de um homem que relatava o que podia ver do convés de um navio. O que podia ver, descreveu com uma fidelidade que os historiadores modernos têm repetidamente confirmado. As culturas agrícolas, o calendário sazonal de plantio, a construção das casas, o vestuário, as armas, a hierarquia social, o sistema de justiça, as práticas religiosas, são pormenores que se alinham com o que sabemos das fontes japonesas do mesmo período. Álvares olhava para uma fatia estreita de um vasto país, e representou essa fatia com a precisão de um homem que precisava de acertar porque a sua vida e o seu sustento dependiam de compreender onde se encontrava.

✦   ✦   ✦

Anjirō: O Fugitivo Que Mudou Tudo

O Fugitivo no Porão

O ato mais consequente de Álvares não constava sequer do relatório. Durante a sua estadia em Kagoshima, Álvares deu refúgio a um samurai japonês chamado Anjiro, um homem que matara alguém (as circunstâncias são pouco claras, o que geralmente significa que eram desagradáveis) e que precisava de sair do país antes que as consequências chegassem. Álvares levou Anjiro e os seus criados a bordo e tirou-os do Japão em janeiro de 1547.

Quando o navio finalmente chegou a Malaca em dezembro de 1547, Álvares apresentou Anjiro a Francisco Xavier. O encontro foi a dobradiça em que o próximo século da história japonesa iria girar. Anjiro descreveu a sua terra natal em termos que inflamaram as ambições de Xavier: um povo racional, sedento de conhecimento, governado pela honra, recetivo ao argumento. Xavier cruzou o testemunho de Anjiro com o relatório escrito que encomendara a Álvares e chegou à conclusão que iria reformular ambas as civilizações: o Japão era o campo missionário mais promissor da Ásia.

O que se seguiu é coberto no artigo sobre «Francisco Xavier e a Missão Jesuíta no Japão».

Fontes & Leitura Adicional

Álvares, Jorge. “Mais emformação das cousas de Japão” [Mais Informação das Coisas de Japão]. Malaca, dezembro de 1547. O próprio relatório, sobrevivendo em dez cópias manuscritas. O Códice de Elvas foi publicado por A. Thomas Pires em O Instituto 54 (1907): 54–63.

Boxer, C.R. The Christian Century in Japan, 1549–1650. University of California Press, 1951. Fornece o contexto essencial para o papel do relatório na inspiração da missão jesuíta.

Cooper, Michael. They Came to Japan: An Anthology of European Reports on Japan, 1543–1640. University of California Press, 1965. Inclui excertos traduzidos dos primeiros relatos portugueses, situando o relatório de Álvares na tradição mais ampla da observação europeia.

Lidin, Olof G. Tanegashima: The Arrival of Europe in Japan. Nordic Institute of Asian Studies Press, 2002. O estudo mais completo em língua inglesa dos primeiros contactos europeus com o Japão, fornecendo o contexto para a viagem de Álvares.

Massarella, Derek. A World Elsewhere: Europe’s Encounter with Japan in the Sixteenth and Seventeenth Centuries. Yale University Press, 1990. Situa o relatório de Álvares no arco mais amplo do contacto europeu-japonês.

Schurhammer, Georg. Francis Xavier: His Life, His Times. 4 vols. Jesuit Historical Institute, 1973–1982. A biografia moderna definitiva de Xavier, com tratamento detalhado do papel de Álvares, a encomenda do relatório e a identificação de todas as cópias manuscritas sobreviventes.

Fróis, Luís. Die Geschichte Japans (1549–1578). Traduzido e anotado por Georg Schurhammer e E.A. Voretzsch. Leipzig: Asia Major, 1926. Inclui material contextual sobre os primeiros relatos portugueses do Japão.

Valignano, Alessandro. Sumario de las Cosas de Japon. Ed. José Luis Alvarez-Taladriz. Sophia University, 1954. A avaliação posterior de Valignano sobre o Japão proporciona uma comparação útil com as observações anteriores e mais limitadas de Álvares, revelando como a compreensão europeia do país se aprofundou ao longo de quatro décadas.