Portraying the ‘Chosen Samurai’: The Creation of an Idealized Image of the Japanese in 16th-Century Jesuit Printed Works
González-Bolado, Jaime (2026). “Portraying the ‘Chosen Samurai’: The Creation of an Idealized Image of the Japanese in 16th-Century Jesuit Printed Works”, Religio: Revue pro religionistiku 34, pp. 145–168.
DOI: doi.org/10.5817/Rel2026-43047 (abre num novo separador)
Este artigo pergunta como os escritos jesuítas do século XVI construíram uma imagem idealizada do povo japonês e por que razão existia uma divisão tão acentuada entre o elogio público e a crítica privada. O título usa a expressão «Samurai Escolhido» como rótulo para esta figura fabricada, que apresentava os japoneses como candidatos à conversão singularmente racionais e virtuosos. O autor defende que a Companhia de Jesus promoveu nas obras impressas uma «idealização corporativa» dos japoneses para servir interesses institucionais, ao passo que a sua correspondência privada revelava uma visão muito mais crítica e matizada do povo que pretendia converter.
O estudo acompanha esta divergência comparando textos destinados à difusão pública com as opiniões pessoais expressas em cartas privadas. No discurso público, os missionários atribuíam o êxito da missão à racionalidade e à inteligência naturais do povo japonês. Alessandro Valignano identificou os japoneses como candidatos ideais ao cristianismo, enquanto Luís de Almeida lhes chamou «a gente mais preparada do mundo» para o aceitar. O autor cita Luís Fróis, que relatou que os estudantes japoneses aprendiam a escrita latina e o português três vezes mais depressa do que os europeus, dominando em três ou quatro meses o que os rapazes europeus levavam três anos a aprender. Os textos públicos sublinhavam também um autodomínio e uma cortesia excecionais, e Valignano afirmava que até os simples lavradores eram tão bem-educados que pareciam ter sido criados na corte, superando os europeus nessas virtudes.
Para garantir financiamento e justificar a sua política de acomodação, os jesuítas apresentaram os japoneses como uma raça «branca» no topo de uma hierarquia racial, distinta da maioria das outras populações asiáticas. Gaspar Vilela descreveu esse povo como branco, e Valignano como branco e cortês, colocando-o acima de todas as outras nações. Quando nos relatos surgiam traços negativos como a sodomia ou o infanticídio, os jesuítas atribuíam-nos à influência corruptora do clero budista, e não à natureza intrínseca dos japoneses. Valignano sugeriu que a sodomia fora introduzida havia 500 ou 600 anos por um monge perverso, preservando assim o cerne da imagem da virtude japonesa.
Em contraste, os escritos privados expunham uma realidade diferente. Alessandro Valignano, na sua correspondência privada, contradizia o seu elogio público ao descrever os japoneses como dotados de uma «natureza pervertida» e como «enganadores e desonestos». Observou que, quanto mais tempo ficava no Japão, mais evidente se tornava que os escritos públicos divergiam da realidade que observava todos os dias. Francisco Cabral, antigo superior da missão, descrevia em privado os japoneses como altivos, avarentos, pouco fiáveis e insinceros. Valignano relatou que Cabral governava os irmãos japoneses com vara de ferro, à base de açoites e palavras ásperas. Do mesmo modo, Lourenço Mexia, missionário português, classificou em privado os japoneses, num tratado, como mentirosos, traidores e falsos, embora os seus escritos públicos se alinhassem com o retrato idealizado. Também Francisco Xavier manteve esta dualidade, louvando publicamente os japoneses como «os melhores infiéis até hoje descobertos» e alertando em privado para a sua belicosidade e cobiça.
O artigo liga estas narrativas ao contexto mais amplo do encontro luso-japonês. Observa que a missão estava cronicamente em défice, apesar dos rendimentos que obtinha do comércio anual da seda chinesa conduzido pelos portugueses no Japão. A imagem idealizada servia de instrumento estratégico para garantir apoio material da Coroa e do Papado. O autor assinala que, até 1587, a missão administrara 250 000 batismos, número usado para demonstrar êxito, ainda que os relatórios internos revelassem tensões profundas. O estudo refere também os 26 cristãos martirizados em Nagasáqui em 1597 como parte da história complexa da missão.
Este trabalho é particularmente útil para os leitores interessados no fosso entre a propaganda missionária e as duras realidades da missão do Japão. Sintetiza material de arquivo complexo do Archivum Romanum Societatis Iesu (ARSI), das Cartas de Évora e de outras fontes primárias numa narrativa coerente sobre a «idealização corporativa». O autor deixa de lado uma análise pormenorizada das práticas religiosas efetivas dos japoneses, concentrando-se antes na perceção jesuíta e na produção textual. Ao examinar o papel de figuras-chave como Valignano, Cabral e Mexia, o estudo esclarece como uma imagem específica dos japoneses foi criada e mantida para servir interesses institucionais.
O artigo tem 24 páginas, está escrito em inglês e pode ser lido gratuitamente. Oferece uma justaposição clara entre o elogio público e a condenação privada, recorrendo a citações concretas de fontes primárias para ilustrar a motivação estratégica por detrás da imagem pública idealizada. Para quem tenha curiosidade em saber como as narrativas históricas são moldadas pela necessidade financeira e por objetivos institucionais, este trabalho oferece um relato preciso e acessível da estratégia textual jesuíta no Japão do século XVI.
Ler o texto integral gratuitamente ↗ (abre num novo separador)
Artigos relacionados no Nanban.pt
- O Visitador: Alessandro Valignano e a Refundação da Missão do Japão
- O Soldado que Não Quis Vergar: Francisco Cabral e a Batalha pela Alma do Japão
- Francisco Xavier e a Missão Jesuíta no Japão
- O Cronista: Luís Fróis e o Relato de 34 Anos
- A Fila em Nishizaka: Os Vinte e Seis Mártires do Japão, 5 de Fevereiro de 1597
Recenseado pela redação de Nanban.pt a 2026-10-06.