EN PT JA

Hunting and Samurai Authority in Korea during the Imjin War of 1592–1598

Clements, Rebekah (2026). “Hunting and Samurai Authority in Korea during the Imjin War of 1592–1598”, Japan Review 41, pp. 31–56.

Ler o texto integral gratuitamente ↗ Acesso aberto · sem assinatura

DOI: doi.org/10.69307/japanreview.2026.CLEMENTS

A nossa apreciação Este estudo conciso revela como os samurais japoneses tentaram projetar autoridade na Coreia através de rituais de caça que não encontraram eco na população local, oferecendo uma perspetiva cultural incisiva sobre a Guerra Imjin.

A narrativa corrente da Guerra Imjin centra-se nos movimentos de tropas, nas linhas de cerco e nos erros estratégicos da campanha de Toyotomi Hideyoshi. Trata o conflito como um fracasso militar de logística e diplomacia, ignorando muitas vezes a lógica cultural que orientava a conduta japonesa no terreno. Esta abordagem não vê como os invasores tentaram impor a sua visão do mundo a uma terra conquistada, partindo do princípio de que os seus símbolos de poder se traduziriam sem dificuldade do outro lado do mar.

Clements reinterpreta a invasão ao mostrar como os samurais japoneses usaram rituais de caça para projetar autoridade na Coreia, apenas para verem esses mesmos atos lidos com desdém pela população local. O argumento central assenta no conceito de «vocabulário semiótico», o conjunto específico de símbolos e ações de que uma sociedade se serve para comunicar o poder. No Japão, a falcoaria e a caça eram demonstrações de soberania de alto estatuto; na Coreia Joseon, eram atividades de baixo estatuto, ou mesmo desprezadas, associadas aos incivilizados. O artigo sugere que o fracasso japonês na conquista da Coreia não foi apenas militar, mas um fracasso de tradução: os invasores falavam uma linguagem de poder que não tinha legitimidade na Coreia e era muitas vezes ativamente rejeitada.

A prova desta tese vem de uma leitura minuciosa do Diário de Omodaka, um registo diário mantido por um vassalo do clã Shimazu durante a segunda invasão, em 1597. O diário é invulgar por se centrar em práticas socioculturais e não em táticas de batalha; dos 112 dias que regista, 54 entradas descrevem caçadas, falcoaria ou a recolha de troféus. Clements usa estas entradas para reconstituir um «vocabulário semiótico da soberania» específico, em que a captura de animais e a de seres humanos desempenhavam a mesma função. Por exemplo, o diário regista a «caça aos oficiais» (jōkan gari), termo usado para descrever expedições dirigidas contra oficiais coreanos escondidos e contra gente comum. Não eram atos de violência aleatórios, mas rituais estruturados, em que a captura de um oficial ou a oferta de uma ave de rapina a um daimyō como Konishi Yukinaga reforçava as hierarquias militares internas.

O estudo reforça o argumento ao contrapor estes registos japoneses aos Joseon wangjo sillok (Anais Verídicos da Dinastia Joseon). Enquanto os japoneses viam a troca de aves de rapina e de partes de corpos humanos como demonstrações legítimas de autoridade, as fontes coreanas referiam a falcoaria com desdém e liam as mutilações como barbárie. A prática de cortar o nariz a civis vivos, narizes que os japoneses enviavam a Hideyoshi para o seu Mimizuka (Monte das Orelhas) em Quioto, é apresentada como um prolongamento da sua lógica de caça, em que a presa humana era tratada como peça de caça. Contudo, os registos coreanos descrevem estes atos não como castigo legítimo, mas como intimidação vingativa, contrária aos ideais confucianos de benevolência. O artigo observa que, embora alguns plebeus coreanos de Haenam tenham tentado colaborar oferecendo um cão de falcoaria e oficiais capturados às forças dos Shimazu, é bem possível que a classe dirigente dos yangban tenha visto toda a afeição japonesa pela caça como sinal da sua natureza incivilizada.

Este estudo deixa de lado a análise tática pormenorizada das batalhas, concentrando-se antes nas dimensões culturais e simbólicas da conduta militar. Pressupõe que o leitor conhece a cronologia básica das invasões de 1592–1598 e explica que a Coreia Joseon era um Estado confuciano em que a administração civil tinha primazia sobre os militares. É mais útil para leitores que queiram compreender por que razão a ocupação japonesa pareceu tão estranha aos coreanos, ou para quem já leu os nossos artigos sobre o comércio Nanban e queira ver como os valores culturais moldaram o conflito. O texto é curto, com apenas 26 páginas, o que faz dele uma leitura rápida mas densa, que não exige conhecimentos prévios de historiografia japonesa ou coreana.

Para os nossos leitores, este artigo oferece uma perspetiva incisiva sobre a Guerra Imjin, transformando uma campanha militar conhecida num estudo de caso sobre o desentendimento cultural. Complementa a nossa cobertura do período Nanban ao mostrar como a mesma cultura guerreira que fascinou os missionários portugueses no Japão parecia bárbara na Coreia. O trabalho está disponível como artigo conciso, perfeito para uma leitura de serão que põe em causa a visão corrente do fracasso da guerra.

Ler o texto integral gratuitamente ↗

Artigos relacionados no Nanban.pt

Recenseado pela redação de Nanban.pt a 2026-10-05.

← Todas as recensões